quarta-feira, julho 20, 2005

Vrruuuummmmm

Na mesma velocidade em que os livros estão sendo vendidos - apenas nos EUA foram 6,9 milhões nas primeiras 24 horas, e a previsão é que de no mundo todo esta cifra tenha alcançado a casa dos 10 milhões (Folha) - os sites tem sumido da rede. Mais pressa que isso só na Fórmula 1. Está sendo muito mais rápido que no livro 5: recordo que muito tempo após o lançamento consegui o livro completo traduzido numa página que aparentemente desta vez não se arriscou a colocá-lo - também depois tiraram a cópia do ar. Pena é que alguns eram bons sites, bem atualizados, e vamos ficar privados de todo seu conteúdo por conta das traduções. Assim foi com o PotterMania. Bem fizeram e fazem os que escolheram descartáveis blogs para armazenar as traduções: apagando um, cria-se rapidamente outro.

Falando de velocidade ainda, Mary, você é uma bala, hein? Ah, e o Half-Blod Prince (link ao lado) ainda tá de pé e contêm até o capítulo 17. E que dizer de Lu, que, nem consegui terminar este post, já leu em uma noite 12 capítulos. DOZE! IN ENGLISH! Bom, ontem resolvi não mais ficar me dividindo entre a responsabilidades acadêmicas e o prazer da leitura, dedicando-me full-time a ler o HP6 em meu pouco tempo noturno livre. Para não morrer de agonia.

Apesar disso, entretanto, inversamente proporcional a ligeireza das colegas está a da minha leitura. Tô na começo do 6, e a média é de 1 a 2 (caps.) mesmo, por dia. Também estou a descobrir que meu inglês não é tão pior que o daqueles que tem traduzido o livro. Afora nas descrições (mais constantes nos primeiros 4 capítulos), consigo me sair bem. Nas dúvidas me reporto as traduções, mais por preguiça de folhear o dicionário.

Os dois primeiros capítulos foram para mim muito reveladores, em comparação aos 3 seguintes. A Jo mudou realmente a forma como estrutura o livro, como alguns usuários da comunidade do Orkut Grimauld Place, n° 12 comentavam. Não há mais aquele esquema alongado harry-sofrendo-na-casa-dos-tios/harry-indo-para-a-toca/harry-indo-para-a-escola. Digo, há, porém com boas variações.

Ai, meu Deus, agora que soube que Lu já tá no doze, tô me coçando para findar o meu. Seria bom para todos, voltaria logo a minha dissertação. Senhor, afastai-me da leitura em potuguês, livrai-me...

Quando vamos começar a falar abertamente da história de Half-Blood, hein? E que comando ponho prá fonte ficar branca?